dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

Os hábitos para obtenção de alimentos começaram a mudar há mais ou menos dez mil anos, quando o homem passou de caçador-colhedor para produtor de alimentos – iniciavam-se a agricultura e a domesticação de animais, que abriram caminho para grandes mudanças na civilização humana. Hoje em dia, além do desenvolvimento e da transferência de tecnologias que focam o estímulo do crescimento sustentável da agropecuária e de todo o agronegócio, com aumentos contínuos de produtividade, é importante levar em conta a qualidade nutricional dos alimentos que vão do campo para a mesa do consumidor. A qualidade do produto colhido depende do propósito a que se destina: se é para alimentação animal ou humana; uso industrial, como é o caso da mandioca para produção de amido; e diversos outros fatores, tais como teores de proteína, minerais, óleo etc. A maior parte das substâncias ligadas à qualidade nutricional dos alimentos é fixada geneticamente, mas fatores externos podem influenciar a sua presença nos vegetais, como, por exemplo, o manejo do solo, incluindo a adubação.

A fertilização dos solos, quando realizada dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa, influencia de modo positivo a qualidade nutricional dos alimentos, além de aumentar a produtividade e a resistência das culturas a estresses de origem climática, biológica, do solo etc. A concentração de açúcares ou carboidratos, por exemplo, tem uma relação direta com o suprimento de potássio ou nitrogênio, sendo importante para culturas que produzem tubérculos e para a cana-de-açúcar. Em cereais utilizados na panificação, a aplicação de nitrogênio no solo durante o florescimento das plantas aumenta o teor de proteínas dos grãos, especialmente gliadina e glutenina, melhorando a qualidade para a fabricação do pão. A adubação nitrogenada também aumenta a concentração de vitamina B. Os cereais, porém, são pobres em aminoácidos essenciais para os animais e seres humanos, principalmente lisina. Para os melhoristas, aumentar o teor de lisina é um problema, já que quando se consegue aumentar esse aminoácido no grão, a produtividade normalmente cai.

Em grãos de cevada usados para a produção de cerveja, é necessário que se tenham concentrações mais baixas de proteína e altas em amido.  Assim, a cultura da cevada deve ser adubada adequadamente com fósforo e potássio, para que tenha grãos com melhor qualidade. Por outro lado, altas aplicações de nitrogênio prejudicam a fermentação do malte, pois aumenta-se o teor de proteína nos grãos.

Em plantas oleaginosas, pode haver competição entre as diversas vias metabólicas para a produção de proteínas e lipídios. Ao aumentar a adubação nitrogenada, incrementa-se também a concentração de proteína bruta, mas diminui o teor de lipídios. A nutrição potássica é muito importante na concentração de óleo nas sementes, pois fornecendo-se menos potássio do que o necessário para a planta, o teor de óleo pode cair.

A concentração de vitaminas também é um fator de qualidade alimentar. Quando aumenta-se o suprimento de nitrogênio no tomate e cenoura, por exemplo, o teor de caroteno tende a crescer, mas o de vitamina C diminui. Por outro lado, a adubação com potássio aumenta o teor dessa vitamina.

As pastagens também se beneficiam de uma adubação equilibrada, já que o pasto também é uma cultura. As forrageiras fornecem proteínas, carboidratos e gorduras, necessários para o crescimento animal e, logicamente, para a produção de carne, leite, ovos, lã etc. Os minerais essenciais, como fósforo, enxofre, magnésio, cálcio, potássio, sódio e outros nutrientes, também são fornecidos aos animais pelas plantas. Alguns minerais, como o sódio, são fornecidos como aditivos, mas a suplementação de minerais na adubação permite que a forragem forneça a maior parte dos elementos necessários para a produção animal, não apenas para o crescimento vegetal.

Os poucos exemplos citados mostram que a multiplicidade de interações e efeitos entre a adubação e a qualidade nutricional são enormes. Em muitos casos, é importante que as pesquisas nas áreas de melhoramento e nutrição vegetal levem em conta as modificações na qualidade nutricional da planta, além daquelas relacionadas à produtividade e resistência a fatores externos desfavoráveis ao crescimento da cultura, como pragas, doenças, veranicos, geadas etc.

 

 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Calderon, Joao
17/08/2011 11:56:10
ParabÚns Sr.Oscar!
Ëtima matÚria!
Espero que muitos a leiam e compreendam que a quantidade tem sido o foco, e assim podemos nos perder. Vejo o dia que nÒo mais expressaremos produþÒo por ßrea, na unidade de sacas\ha, ex. a soja, mas kg proteÝna\ha.
Tal visÒo colocada, com muita propriedade, faz-me lembrar dos trabalhos e a interpretaþÒo de Sistema do Dr. Willian Albrech.
"O equilÝbrio ideal de minerais no solo".
Do livro ôHands-on Agronomyö De Neal Kinsey and Charles Walters Interpretaþ§es ôtropicaisö de Marsha Hanzi.
Avanþando um pouco mais, o equilÝbrio minerais + carbono no solo, fazem realmente a diferenþa para produzir e produzir bem.
Seus trabalhos sÒo admirßveis, continue escrevendo.
Abs,

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Manejo integrado contra doenças de verão
Uso de sementes sadias e tratadas com fungicidas em doses eficientes diminuem problemas na milhocultura
Projeto vai medir sustentabilidade no campo
Levantamento vai contar com indicadores sistêmicos nas áreas social, ambiental e econômica para avaliar as propriedades
Barbatimão é alternativa contra mastite
Planta testada em laboratório tem atuação antimicrobiana e proporciona tratamento sustentável
CVC pode afetar 100% da citricultura
Prevenção da doença demanda cuidados como aquisição de mudas com boa procedência e controle de vetores
Importância do planejamento
Providências a serem tomadas pelo empreendedor sobre as variáveis e fatores que exercem alguma influência no resultado financeiro
E se você pudesse tirar energia do lixo?
Já estão disponíveis no mercado produtos que funcionam com biogás, resultante da decomposição de dejetos animais
Coevolução de genética e sistemas de produção, um caminho para a sustentabilidade
Privilegiar a capacidade de suporte do solo e a qualidade da água superficial e profunda na sua metodologia
A importância das unidades demonstrativas para transferência de tecnologias na atividade leiteira
Experiência no município de Medianeira
A geoengenharia e as mudanças globais
Grandes projetos que buscam manipular o ambiente para a manutenção do clima
Uso racional de adubos pode melhorar a qualidade nutricional dos alimentos
A técnica realizada dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa, influencia de modo positivo a qualidade nutricional dos alimentos
Soja tolerante ao encharcamento gaúcho
Projeto testa cultivares que já apresentam produtividade média de 40 sacos por hectare em solos hidromórficos
Coccidiose inibe desenvolvimento de leitões
Doença pode provocar aumento de até 10 dias no período necessário para que animais cheguem ao peso de abate
Plantio direto aumenta produtividade
Sistema pode contribuir para sequestro de carbono de 500 kg por hectare ao ano e aumentar produção em 30%
Kit para produção de leite de qualidade
Voltado para cabras leiteiras, conjunto de ordenha tem baixo custo inicial e promete diminuir contagem de bactérias

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada